Variação de local do treino de corrida

30/06/2017 10:41
Prof. Rodrigo Carvalho*
 
Fala, corredores! Tudo certo com os treinamentos de vocês?
 
Se você corre somente pela saúde e qualidade de vida não precisa se preocupar com a variável de lugar, de terreno, em seus treinos. Agora, se você busca melhorar o seu tempo, essa variação é muito importante.
 
Mudar o local onde você faz suas rodagens, fartleks e rampas é uma necessidade a ser colocada na programação do seu treino. Quando você corre quase sempre nos mesmos lugares, seu corpo acostuma com aquelas variáveis: tipo de percurso, grau de inclinação, etc.
 
Se possível tenha umas quatro ou cinco opções de percurso. Assim, quando for para a corrida de rua, para a prova, seu corpo estará adaptado às opções de mudanças. Você até poderá ter surpresas durante a prova, mas estará preparado para suportar a intensidade daquela subida ou até mesmo uma descida.
 
Sem falar que a desempenho tende a melhorar também durante as sessões de treino. Então pessoal, vamos variar os percursos. Se possível, acrescente também treino na terra.
 
Aqui em Ribeirão Preto, cidade do interior paulista onde dou aulas, uma boa opção é a pista atletismo da Unaerp. Quer dar tiros em rampas? Opção para isso não falta por aqui. Os Parques Luiz Carlos Raya e Luiz Roberto Jábali, o famoso Curupira, são ótimos para o "sobe e desce".
 
"Borá lá e desce a madeira!"
 
Grande abraço, ótimos treinos e até a próxima aqui no VaiCorrendo.com, o site do corredor de rua!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Rodrigo Carvalho é especialista em treinamento esportivo de bases científicas pós-graduado pela USP de Ribeirão Preto, personal trainer e ex-atleta de elite
 
 

(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)