Vitalidade! João Rodrigues, 62 anos e pace de 4min17s nos 10 km. Como? Ele explica

01/07/2015 14:30
Rafael Gonçalves/VaiCorrendo.comFoto: Marcos P. Tavares / VaiCorrendo.com
 
"Nada é impossível para aquele que persiste". A frase de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia no século 4 antes de Cristo, retrata a grandesa do feito do atleta amador João Rodrigues. Morador de Pitangueiras, no interior paulista, o fundista começou a treinar a pouco tempo e, em plena alegria dos seus 62 anos de idade, demonstra uma vitalidade de menino. João tem marcas expressivas para a sua categoria, entre os atletas dos 60 aos 64 anos, chegando a registrar pace de 4min17s em provas de 10 km.
 
A velocidade de "seo" João nas corridas de rua é admirável e já lhe rendeu diversos troféus. Então você se pergunta: "mas como isso é possível, se tenho a metade da idade dele e não consigo correr tão rápido?" O atleta é quem explica.
 
"Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, durante duas horas pela manhã, faço fortalecimento muscular. Às noites de segunda, tenho um treino educativo de corrida e um treino moderado de 5 km. Às terças, 10 km em ritmo forte. Às quartas, cinco tiros intervalados de 1 km por um minuto de descanso e, depois, mais 5 km moderados. Às quintas, outro trecho forte de 10 km. E, às sextas, 10 km moderados. Os treinos são sempre por volta das 19h", conta João Rodrigues ao VaiCorrendo.com.
 

Foto: Arquivo pessoal

O treino, sempre ao lado do irmão Roberto, não é realizado apenas nos dias da semana. "Se não tiver corrida no final de semana, faço mais 10 km moderados às noites de sábado e outros 20 km moderados nas manhãs de domingo". É possível perceber que o atleta amador de Pitangueiras tornou-se um apaixonado pelas corridas e não consegue parar. Já conhece os limites do próprio corpo e sabe detalhar cada passada.
 
Em maio deste ano, "seo" João conquistou mais um troféu por categoria ao concluir os 10 km da 21ª Corrida da Amizade de Matão com o tempo de 42min51s, recorde pessoal. Na Corrida Integração de Ribeirão Preto, em junho, cravou 43min58s, ficando em segundo lugar entre os atletas da sua faixa-etária. Assim, aos 62 anos, tornou-se um atleta sub-50 nos 10 km e sub-23 nos 5 km.

Mas tudo isso, sem deixar de avaliar a força do coração. "Passo duas vezes por ano no cardiologista. Faço um teste ergométrico anual e um ecocardiograma a cada dois anos. Também vou ao ortopedista quando necessário e ao urologista anualmente. E tenho um professor de educação física que me assessora. Graças a Deus, não preciso tomar nenhum tipo de medicamento", completa.
 
 

ÚLTIMAS PROVAS DE JOÃO RODRIGUES, 62 ANOS

PROVA CIDADE PERCURSO PACE TEMPO
Night Run Etapa Fogo Ribeirão Preto (SP) 5 km 4min24s 22min00s
Track&Field Run Series RibeirãoShopping Ribeirão Preto (SP) 5 km 4min34s 22min52s
1ª Corrida Integração Ribeirão Preto (SP) 10 km 4min24s 43min58s
13ª Volta da USP Ribeirão Preto (SP) 5 km 4min29s 22min23s
21ª Corrida da Amizade Matão (SP) 10 km 4min17s 42min51s

 

Foto: Marcos P. Tavares/VaiCorrendo.com
© Proibida a reprodução em outras mídias.