Volume x Lesões

13/09/2016 07:34
Prof. Rodrigo Carvalho*
 
Fala, corredores, tudo joia? Pace ajustado? Muitos treinos e provas? Legal! Na coluna de hoje vou traçar um paralelo entre volume e lesões. 
 
É comum algumas lesões aparecerem quando nós, corredores, aumentamos o volume de corrida. Afinal, o impacto se faz presente por mais tempo e a chance dos ligamentos, ossos e tendões não suportarem tanta sobrecarga aumenta.
 
Seja qual for sua dor procure um médico para que ele faça o diagnóstico. Está cheio de atletas amadores por aí tratando lesões em fisioterapeutas sem real necessidade. Alguns fisios seguram o paciente, fazendo tratamentos desnecessários.
 
O diagnóstico do problema quem faz é o médico. E assim ele indica medicamentos ou sessões de fisioterapia. Particularmente não acredito em fisioterapia preventiva. O que evita sua lesão é o seu descanso necessário para recuperar seu organismo do último estresse.
 
Ou seja, se você treinou e foi para uma nova sessão de treino sem descansar adequadamente o risco de lesão é ainda maior. O básico é: sentiu dores, pare de correr imediatamente! Não fique testando, vendo se está diminuindo ou não, isso não ajuda em nada e atrapalha o processo inflamatório inicial.
 
Descanso e alimentação correta é o segredo para minimizar esse risco. Grande abraço e até a próxima coluna aqui no site do corredor de rua!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Rodrigo Carvalho é especialista em treinamento esportivo de bases científicas pós-graduado pela USP de Ribeirão Preto, personal trainer e ex-atleta de elite
 
 

(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)