A busca pela passada perfeita! #11

02/11/2018 08:22
Por Bruno Andrade*
 
Olá, caros amigos e leitores da coluna Corre Comigo. Têm aproveitado às publicações? Espero que sim! E quem aí não gostaria de ter a biomecânica do Mo Farah, ou então executar os tiros como o famoso Usain Bolt?
 
Imagino que a resposta tenha sido positiva para as duas situações. Proponho então que nós utilizemos o mês de novembro para discutir a respeito dos componentes técnicos da corrida de rua inseridos nesta ciência chamada biomecânica.
 
Para quem ainda não está bem familiarizado ao assunto, a biomecânica é um ramo da biologia que estuda as aplicações das leis da mecânica às estruturas do aparelho locomotor dos seres vivos, basicamente a ciência do movimento. No caso da corrida, os estudos sempre visam melhora do desempenho ou diminuição do risco de lesões. Trata-se então de um objeto importantíssimo para o esporte.
 
As aplicações da biomecânica na corrida de rua colaboram bastante com um dos conceitos do treinamento esportivo que diz: máxima eficiência com o mínimo de esforço. E isso inclusive pode ser a chave para o sucesso, e eu digo "pode" porque existem fatores como os genéticos, fisiológicos e psicológicos que também têm grande valor quando o assunto é desempenho esportivo. E para quem já ficou preocupado com a sua postura, ou já sabe de algum desvio técnico do padrão do movimento, fique tranquilo, pois a biomecânica é altamente treinável.
 
Investir em treinos técnicos vão ajudar a melhorar consideravelmente sua economia de corrida, por exemplo: aterrissar com o médio-pé, passada com ponto de contato próximo do tronco, inclinar o tronco para frente... Tudo isso faz parta da biomecânica, que vamos aprofundar mais nas próximas publicações. Fiquem ligados e não percam os próximos conteúdos, pois eles vão ajudar muito a entender o processo mecânico da corrida.
 
Abraços pessoal, até a próxima coluna, no dia 16 de novembro.
 
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Bruno Andrade é Profissional de Educação Física (Cref 082452-G/SP), personal trainer, especialista em Fisiologia do Exercício, Treinamento Esportivo e Emagrecimento pela UFSCar, e proprietário da Corre Comigo Assessoria Esportiva.
 
(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)