Alimentação e Sono x Treino

14/02/2018 19:36
Prof. Rodrigo Carvalho*
 
Olá, amigos corredores! Tudo certo com os treinos? Temporada 2018 começando e muita coisa vai rolar por aí, tanto nas provas oficiais quanto no VaiCorrendo.com, o site do corredor de rua!
 
Bom, vamos ao assunto que você já conferiu no título deste blog. Alguns de vocês já devem ter visto atletas amadores dizendo, de peito aberto: "agora vou pegar firme nos treinos". Talvez até mesmo você já disse isso.
 
O corredor começa a fazer tudo certinho e infelizmente não consegue melhorar a performance ou emagrecer, caso seja o objetivo. Podem ter certeza de uma coisa: a alimentação ou o sono está impróprio!
 
O treino é uma parte importante do processo, mas é na alimentação e no descanso que você evolui. Mas lembre-se de uma coisa importante: você precisa de uma dieta para ficar nutrido (e não desnutrido), ou seja, que atenda suas necessidades de vitaminas e minerais. Caso falte isso, seu corpo vai estressar a cada dia e alguma coisa de ruim vai acontecer.
 
Mas o que poderia acarretar numa dieta sem vitaminas e minerais? Simples! Lesões, perda da performance, e falta de vontade em treinar. Então bora dormir em média 8 horas por dia e melhorar essa dieta. Se o segredo fosse só o treino, os atletas treinariam o dia inteiro, sem parar.
 
Estamos falados? Grande abraço, bom apetite, boa alimentação e até o próximo tema aqui no VaiCorrendo.com!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Rodrigo Carvalho é especialista em treinamento esportivo de bases científicas pós-graduado pela USP de Ribeirão Preto, personal trainer e ex-atleta de elite
 
 

(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)