Análise Fun ✦✦ Como está sua experiência ao correr com máscara de proteção?

09/07/2020 06:03
Lucas Trevelin "Dibrê"*
 
Alô, corredores e corredoras! Espero que estejam todos bem e seguros nesse momento. Mas digam aí: vocês estão treinando durante a quarentena? Estão usando máscara de proteção durante a corrida?
 
Se tem dúvidas sobre a utilização da máscara durante a corrida saiba que essa dúvida é muito frequente e aqui comentaremos sobre alguns pontos fisiológicos importantes.
 
A prática de exercício ao ar livre é recomendada devido a seus efeitos benéficos para a saúde física e mental, porém, desde que seja feita seguindo as regras necessárias de higienização e distanciamento, assim como o cumprimento da legislação vigente no local da prática. (SBEE, 2020). A utilização de máscaras de proteção comprovadamente pode evitar a contaminação de indivíduos pelo Coronavírus (LEUNG, 2020).
 
Diferentemente da eficácia da utilização de máscaras para pessoas que estão paradas, com recomendação de 1,5m de distância, quando há um potencial efeito aerodinâmico como na corrida, o recomendado é o distanciamento de 10 metros, devido às microgotículas que podem se disseminar de outros corredores (BLOKEN, 2020). 
 
Porém, na corrida de alta intensidade, há alguns pontos negativos da utilização da máscara. Vale lembrar que, para atividades como caminhada e corrida em baixas intensidades, o uso de máscara ainda é indicado.
 
Visualizando o problema pelo lado fisiológico, a utilização de máscaras de proteção pode ser considerada ineficaz nos casos de corridas em alta intensidade, já que há produção de suor mais acentuada, no qual deixa a máscara úmida, ocasionando sua ineficácia através da incapacidade de filtrar corretamente o ar e da perda da eficiência antimicrobiana. Além disso, em tais exercícios, com o aumento da frequência cardíaca e consequentemente da freqûencia respiratória em busca de mais oxigênio para utilização, há também uma maior eliminação de metabólitos como o gás carbônico, que acaba se acumulando devido a máscara, causando alterações fisiológicas prejudiciais, como uma possível acidose metabólica. 
 
Consequentemente, a eliminação inadequada de metabólitos, além de tudo, pode causar uma diminuição da performance, atrapalhando os treinamentos.
 
Não cabe a nós discursar sobre a obrigatoriedade da utilização de máscara. Sigam as regras, evitem aglomerações, treinem sozinhos e de preferência isolados e em horários alternativos! Acesse a página da Fun Sports no Instagram e encontre bastante conteúdo e as melhores dicas que temos pra você!
 
 
(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)
 
 
*Lucas Trevelin, o "Dibrê", é professor na Fun Sports Equipe de Corrida. Assine o canal no YouTube e saiba mais sobre a assessoria nas "páginas amarelas" do VaiCorrendo.com clicando aqui.