Análise Fun ✦✦ Já sentiu aquela dor pós-treino que não te deixa apoiar o pé no chão?

15/04/2020 19:15
Lucas Trevelin "Dibrê"*
 
E aí, corredor? Já sentiu aquela dor pós-treino que não te deixa apoiar o pé no chão? Ou aquela dor na perna que torna difícil até mesmo o movimento de sentar e levantar? Sabia que têm diferentes tipos de dores? Sim!
 
Algumas dores são comuns durante um programa de treinamento. Por exemplo, após um treino intenso a fibras musculares ficam inflamadas e inicia um processo de recuperação. São as dores musculares tardias, aquela dor que dificulta subir e descer escadas, sentar e levantar, sabe? Parece que você acaba até descobrindo músculos que você nem sabia que existiam.
 
Porém, dores que aparecem em articulações como joelho, tornozelo, quadril e coluna lombar podem ser um sinal de alerta para você! É através dela que o corpo te informa de que alguma coisa está fora do "normal".
 
Então, podemos dizer que, quando ela aparece, é a maneira que o seu corpo encontrou de chamar a sua atenção para ver que algo pode estar te prejudicando. E insistir em continuar treinando, mesmo sentindo dor (principalmente em regiões de articulações), pode te fazer sobrecarregar as demais articulações, até mesmo evoluindo para uma lesão mais séria.
 
Isso te afastaria dos treinos e de praticar o que você mais gosta, que é correr! Então o que fazer para evitar que isso aconteça com você?
 
Um bom nível de força e programa de treinos bem planejado (onde são controlados o volume, a intensidade e a recuperação entre estímulos e sessões) são essenciais para não te sobrecarregar fisicamente e evitar dores. Portanto, um planejamento te levará de maneira mais segura até seu objetivo. 
 
Acesse a página da Fun Sports no Instagram e encontre bastante conteúdo e as melhores dicas que temos pra você!
 
 
(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)
 
 
*Lucas Trevelin, o "Dibrê", é professor na Fun Sports Equipe de Corrida. Assine o canal no YouTube e saiba mais sobre a assessoria nas "páginas amarelas" do VaiCorrendo.com clicando aqui.