Análise Fun ✦✦ Mitos e Verdades, Fatos ou Fakes no mundo das corridas

23/07/2020 08:21
Lucas Trevelin "Dibrê"*
 
Alô, corredores e corredoras! Com certeza vocês já ouviram alguns "mitos" da corrida, seus efeitos, e possíveis consequências. Mas afinal, você sabe qual é mito e qual é realmente verdade? Separamos alguns deles aqui abaixo.
 
- A corrida emagrece. Verdadeiro!
A corrida faz com que o metabolismo acelere, de modo que aconteça uma potencialização da queima calórica. Além disso o metabolismo permanece acelerado após o exercício durante algumas horas graças a corrida (VIEIRA, 2019). Mas é claro, você precisa se alimentar melhor, também.
 
- A corrida deve ser realizada todos os dias da semana para se obter um bom condicionamento. Falso!
O volume semanal de corrida não necessita englobar todos os dias da semana para se obter um bom condicionamento. Três sessões semanais já são suficientes para gerar ganhos interessantes. Alguns atletas profissionais realizam treinos de corrida todos os dias da semana, porém com os volumes e intensidades adequados.
 
- Corredores iniciantes ou amadores podem treinar apenas corrida. Falso!
É imprescindível que qualquer praticante de corrida deva realizar treinos complementares como funcionais ou musculação dentro de uma semana de treino de corrida. Assim, muitas lesões podem ser evitadas e o desempenho do praticante é potencializado na corrida.
 
- Corredores de longas distâncias não treinam velocidade. Falso!
Apesar de ter predominantemente estímulos mais aeróbios em seu programa de treino, corredores de distâncias mais longas também têm em suas rotinas treinamentos com estímulos de "velocidade".
 
- Correr gera lesões ao joelho ou coluna. Falso!
Se o praticante já tiver alguma anomalia prévia associada a problemas nessas regiões, é mais provável que o quadro se agrave com a corrida, já que há um impacto gerado pela atividade. Se o corredor não tiver problemas prévios e estiver com o corpo adaptado suficientemente aos estímulos, não será a corrida que causará lesões no atleta. Alguns estudos até dizem que a prática gera benefícios a articulações, claro, se realizada da maneira correta.
 
- Tênis de corrida é o diferencial da sua performance na corrida. Falso!
Apesar do tênis ter um papel muito importante dentro da corrida, podendo até causar problemas se utilizado inadequadamente, não será um tênis específico que irá melhorar o desempenho do corredor em suas provas, e sim seu treinamento e seu condicionamento físico. 
 
Lembre-se: para um bom desempenho na corrida, procure a Fun Sports, no qual oferecemos um completo treinamento desde treinos de fortalecimento muscular através de sessões de treinamentos funcionais até um programa de treinamento de corrida individualizado, com objetivo na melhora da corrida e acima de tudo, da saúde!
 
 
(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)
 
 
*Lucas Trevelin, o "Dibrê", é professor na Fun Sports Equipe de Corrida. Assine o canal no YouTube e saiba mais sobre a assessoria nas "páginas amarelas" do VaiCorrendo.com clicando aqui.