Análise Fun ✦✦ Trago um pequeno detalhe que pode acabar com a sua corrida!

24/06/2020 08:20
Du Visentini*
 
E aí, corredor! Você já deve ter usado, pelo menos uma vez na vida, um sapato apertado. Certo?! A situação é tão marcante e horrível que você nunca mais volta a fazer isso. E então você usa tudo mais confortável: sapato, tênis, e no nosso caso aqui, o relógio GPS. Aí está o problema!
 
No dia a dia, para trabalhar ou dar aquele "rolê" no shopping, podemos usar o relógio "meio solto", confortável no punho. Porém, quando o assunto é esporte e treinamento, esse texto pode salvar sua corrida. Ajuste o relógio no seu braço; diminua umas 2 a 3 casas na pulseira!
 
O relógio solto vai deslizar sobre o seu antebraço e, automaticamente, você ficará fazendo movimentos antinaturais para voltar a se sentir confortável com o relógio. E aí já era! O corpo e o cérebro aprendem o que você ensina. É como aquele mesmo caminho que você faz, todo dia, para ir ao trabalho. Automatizou e você nem percebe mais. Essa é a razão pela qual vemos muitos corredores com movimentos estranhos do braço enquanto correm.
 
Mas ATENÇÃO: o contrário também existe. Se você está começando a correr e baixou aquele aplicativo bacana no celular, ou ainda, corre segurado um garrafinha na mão, LIVRE-SE deles (pelo menos da sua mão, rs). Isso pode "congelar" (travar) o seu braço durante a corrida enquanto o outro se movimenta normalmente.
 
Ambos os erros (movimento excessivo ou "congelamento" do braço) vão influenciar negativamente em um dos principais pilares do treinamento de corrida de rua, a "economia de corrida". Esse movimento antinatural faz com que seu corpo gaste mais energia, resultando em diminuição da performance, dores e, por que não, lesões.
 
Economia de corrida
Para notar como é importante essa variável, entre os corredores de elite a diferença nos parâmetros fisiológicos é mínima, mas a economia de corrida pode variar até 30%.
 
Dicas como essa você encontra no canal do YouTube da Equipe Fun Sports. Inscreva-se e ative o sino de notificação. Bons treinos corredores.
 
 
(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)
 
 
*Du Visentini é professor na Fun Sports Equipe de Corrida. Assine o canal no YouTube e saiba mais sobre a assessoria nas "páginas amarelas" do VaiCorrendo.com clicando aqui.