Análise Fun ✦✦ Uma boa noite de sono é a chave de uma boa corrida

30/04/2020 08:45
Marcos de Paula D'almeida "Barbanti*
 
Se você não sabe disso, está DORMINDO no ponto. Aqui está a chave de uma boa corrida.
 
Muitos fatores se relacionam a um bom desempenho na corrida. Um bom treinamento, uma bom fator genético, uma boa alimentação e, acredite se quiser, uma boa noite de sono! 
 
Esses vários fatores se assemelham com ferramentas em uma caixa. O uso de algumas ferramentas torna possível construir algo, porém, só com a combinação de todas elas é que teremos realmente o objeto alcançado, no caso, o desempenho máximo desejado na corrida.
 
O que é o sono?
Biologicamente o sono é uma função fundamental para a conservação da energia e a restauração do metabolismo energético, na qual regula nossas funções vitais e garente nossa saúde física e mental.
 
Exercício x Sono!
Atualmente, os exercícios são reconhecidos pela American Sleep Disorders Association como uma intervenção não-farmacológica para a melhora do padrão de sono.
 
É durante nosso período de recuperação (sono), que os benefícios adaptativos do treinamento são consolidados, portanto, péssimas noites de sono não geram os benefícios desejados do treinamento e ainda comprometem seu ânimo, humor, sua memória e ainda podem comprometer a eficiência do processamento cognitivo, do tempo de reação e da responsividade atencional. Por fim pode causar alterações metabólicas e endócrinas.
 
A duração do sono tem sofrido alterações devido aos interesses da sociedade moderna. A recomendação para indivíduos fisicamente inativos segundo Watson, (2015) é de 7 a 8 horas diárias. Já o estudo de Leeder et al. (2015) em atletas de nível olímpico foi observada uma média de sono de 6,91 horas.
 
Outro estudo mostrou que a associação da prática desportiva com a rotina de trabalho parece causar desgaste na qualidade do sono de atletas amadores de corrida de rua, ficando abaixo do valor de referência. Sim, a dose errada de exercício para você que tem rotina pesada de trabalho, pode piorar seu sono. 
 
As orientações sobre o sono também dever fazer parte das rotinas de treinamentos de atletas, bem como se investigue quais informações e estratégias são mais efetivas para a melhora do sono dos atletas. 
 
Se procura dicas de como acertar na dose de treino, para ter um sono melhor e melhorar na corrida, siga nosso perfil no Instagram. Lá, constantemente compartilhamos esses e outros temas relacionados a corrida de rua.
 
Acesse a página da Fun Sports no Instagram e encontre bastante conteúdo e as melhores dicas da Fun pra você!
 
 
(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)
 
 
*Marcos de Paula D'almeida, o "Barbanti", é professor na Fun Sports Equipe de Corrida. Assine o canal no YouTube e saiba mais sobre a assessoria nas "páginas amarelas" do VaiCorrendo.com clicando aqui.