Análise Fun ✦✦ Você corre sem realizar um programa de treinamento de força? Cuidado!

06/08/2020 07:48
Lucas Trevelin "Dibrê"*
 
Alô, corredores e corredoras! O que vocês treinam? Apenas corrida? Se a resposta for sim, provavelmente vocês terão problemas com lesões no futuro. Por isso aqui vamos destacar a importância dos treinamentos complementares dentro de um programa de treinamento de corrida como, o treinamento de força.
 
A corrida consiste em uma sequência de saltos e exige de nosso corpo uma "base" para que nossos músculos, articulações e ligamentos estejam preparados e suportem os estímulos de corrida. Podemos citar os três principais objetivos para o treinamento complementar:
 
- Diminuir os riscos de lesões
- Manutenção do nível de aptidão física 
- Melhora no desempenho na corrida
 
Na prática, quais treinamentos estamos chamando de "complementares"? Aqui adotamos essa nomenclatura para designar o treinamento de capacidades físicas como força, potência, resistência, velocidade, flexibilidade, coordenação motora e suas ramificações. Essas capacidades podem ser trabalhadas nos treinamentos funcionais específicos para corredores ou musculação. 
 
O treinamento funcional deve englobar todas as partes do corpo em conjunto. Podemos citar o melhor controle do corpo, maior estabilidade e uma maior economia de corrida (gastar menos energia para correr mais rápido) como alguns dos benefícios desses treinamentos.
 
Se você é iniciante na corrida, saiba que o treinamento complementar é considerado fundamental, assim como a corrida. Para os mais experientes, às vezes, este é o fator que pode fazê-lo alcançar ou não, alguns objetivos no desempenho.
 
Devemos pensar que o tempo investido em um treinamento de força, por exemplo, levará você a menos inatividade por lesões e portanto, mais qualidade na corrida. Geralmente, associamos um atleta "forte" à imagem de um fisiculturista, porém, um maratonista como Kipchoge é extremamente forte, apesar dos leigos o considerarem "magro". 
 
O praticante deve apresentar regularidade em tais treinamentos, criar uma rotina que inclua tais treinamentos em conjunto à corrida. 
 
Na Fun Sports, nos preocupamos com esse assunto, oferecemos sessões de treinamentos funcionais para nossos alunos. Venha acompanhar algumas de nossas Lives no pelo Instagram @equipefunsports às segundas e quartas-feiras as 19h. No nosso canal no YouTube também temos muitos desses exercícios.
 
 
(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)
 
 
*Lucas Trevelin, o "Dibrê", é professor na Fun Sports Equipe de Corrida. Assine o canal no YouTube e saiba mais sobre a assessoria nas "páginas amarelas" do VaiCorrendo.com clicando aqui.