Como aquecer antes das provas! #2

28/06/2018 12:45
Por Bruno Andrade*
 
Fala galera do VaiCorrendo.com! Tudo certo por aí? Vamos então abordar um tema interessante e muito frequente no mundo mágico das corridas de rua.
 
Em todos os eventos que participamos muitas vezes há um aquecimento dentro da programação, mas o mesmo nem sempre é capaz de atingir o seu objetivo, que é lhe preparar para fazer uma boa prova.
 
De forma estacionária são realizados alongamentos, pulinhos, torções e agachamentos, movimentos estes pouco relacionados com o movimento de corrida. O corpo necessita de pelo menos 10 minutos de atividade leve ou moderada para começar a produção de hormônios relacionados ao exercício e do líquido sinovial para lubrificar as articulações. O aquecimento deve ser feito com os movimentos que serão realizados durante a atividade.
 
No caso específico da corrida, o mais apropriado seria um trote leve e com alguns picos de intensidade no ritmo em que você pretende correr a prova. Isso fará com que o sangue irrigue mais os membros inferiores aumentando as capacidades de força e resistência.
 
Na pratica, então:
 
♥ Chegue cedo no local do evento e procure aquecer no terreno em que vai correr, para o corpo já ir se adaptando às exigências da prova.
 
♥ Aqueça dentro da casa de 15min a 20min alternando trotes com poucos tiros curtos no ritmo que se pretende fazer a prova; é interessante também realizar educativos e movimentos técnicos relacionados.
 
♥ O aquecimento não pode ficar distante do início da prova mais do que 10min, pois após esse período se perde os benefícios ocasionados pelo aquecimento. Em provas onde há aglomeração de pessoas na largada o ideal é fazer o aquecimento de 30min a 20min antes do horário programado para largada e manter o aquecimento com exercícios no local da partida.
 
O aquecimento mal feito interfere no desempenho da prova e aumenta o risco de lesões, fique atento a isso. Tem dúvidas? Opine! Comente! Escreva aí embaixo! Voltamos dia 13 com mais uma coluna. Grande abraço!
 
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Bruno Andrade é Profissional de Educação Física (Cref 082452-G/SP), personal trainer, especialista em Fisiologia do Exercício, Treinamento Esportivo e Emagrecimento pela UFSCar, e proprietário da Corre Comigo Assessoria Esportiva.
 
(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)