Como o exercício ajuda a combater o câncer! #32

10/10/2019 20:17
Por Bruno Andrade*
 
Fala, pessoal! Estamos em outubro e há alguns anos esse mês foi escolhido para intensificar a batalha contra o câncer de mama. A ideia é gerar uma comoção internacional para disseminar informações e também lembrar das pessoas sobre a necessidade de se fazer os exames de rotina.
 
Uma das informações que frequentemente ouvimos é que o exercício ajuda a previnir e a combater o câncer. E como isso funciona? Como ferramenta preventiva o exercício físico atua principalmente na regulação físiológica, sendo um importante regulador de hormônios essenciais para o nosso bem-estar, por exemplo, os de função anabólica, que quando em desordem podem causar tumores ou acelerar o seu crescimento.
 
O exercício também ajuda a produzir células que combatem os processos cancerígenos, fazem remoção de celulas velhas e/ou com erros no processo de divisão, são chamadas de Celulas Natural Killers.
 
Para aqueles que já estão na luta contra o câncer o exercício também tem um papel importante. As sessões de quimioterapia costumam deixar as pessoas um pouco debilitadas. Não tendo drogas específicas para todos os efeitos colaterais do tratamento, o melhor aliado para diminuir a indisposição pós-sessões é o exercício físico de leve a moderado. Mas é interessante que um ou dois dias o indíviduo se resguarde um pouco.
 
Outros benefícios, como melhora de humor, disposição, controle de peso (sim, pessoas com câncer podem engordar, ao contrário de que muitos pensam), e combate da dor foram relatados por pessoas em tratamento.
 
Quer saber mais? Envie uma mensagem nas minhas mídias digitais clicando aqui. Posso te ajudar. Grande abraço e até a próxima coluna aqui no VaiCorrendo.com.
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Bruno Andrade é Profissional de Educação Física (Cref 082452-G/SP), personal trainer, especialista em Fisiologia do Exercício, Treinamento Esportivo e Emagrecimento pela UFSCar, e proprietário da Corre Comigo Assessoria Esportiva.
 
(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)