Dicas importantes para encarar as provas trail #33

24/10/2019 12:56
Por Bruno Andrade*
 
Fala, pessoal! Perceberam que no dia 3 de novembro, aqui na região onde estamos sediados, terão duas provas "off road" ao mesmo tempo e em cidades distintas: Franca e Monte Alto?! Então se você é desses que gostam de curtir experiências diferentes, no seu currículo não pode faltar as provas Trail.
 
Mas é importante dizer que essas corridas necessitam atenção especial na preparação, nos treinamentos. Vamos então a algumas dicas importantes:
 
• Treine propriocepção! Essa modalidade de treinamento está inserida dentro do plano de fortalecimento. Com isso você vai melhorar sua capacidade de força, orientação espacial e posição de cada parte do corpo em relação às outras.
 
• Aprenda a correr em terrenos diferentes! Nas corridas trail o percurso pode variar bastante em termos de altimetria e também de piso. Terra, lama, grama, pedra, areia e até alguns rios ou lagos podem ser necessários atravessar. E correr nestes pisos exige da musculatura forças diferentes e, às vezes, técnicas diferentes, por exemplo: correr na areia pede uma elevação um pouco maior do joelho.
 
• Treino o psicológico para correr, trotar, andar, correr e repetir isso tudo várias vezes! Nós, corredores acostumados a correr na rua, temos na nossa cabeça que só vamos parar de correr depois da linha de chegada. Neste tipo de prova nem sempre isso é possível, acostume seu cérebro a diversificar a intensidade durante as provas.
 
Com essas dicas e o calendário repleto de provas trail, tenho certeza que você ficou com vontade de se jogar nessa aventura. É isso ai, treine e vá em frente. Qualquer dúvida é só enviar mensagem nas mídias digitais do Corre Comigo Assessoria Esportiva CLICANDO AQUI. Estamos prontos para te auxiliar.
 
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Bruno Andrade é Profissional de Educação Física (Cref 082452-G/SP), personal trainer, especialista em Fisiologia do Exercício, Treinamento Esportivo e Emagrecimento pela UFSCar, e proprietário da Corre Comigo Assessoria Esportiva.
 
(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)