Fez um intervalo de tiro maior que o programado?

16/03/2018 13:46
Prof. Rodrigo Carvalho*
 
Fala, corredor! Tudo tranquilo por aí? Você faz o intervalo correto nos treinos de tiros e fartlek?
 
Como já escrevi nos blogs anteriores, sabemos que os treinos de tiros são os que mais aumentam a performance. O primeiro detalhe é fazer no tempo que o treinador pediu. O segundo mais importante é você respeitar o intervalo.
 
"Ah, Rodrigo, mas às vezes passa 30 segundos ou no máximo 1 minuto". Bem, o intervalo serve para que, descansado, você consiga manter a intensidade nos tiros. Quando você decide aumentar esse intervalo por conta própria, está mexendo em uma variável do seu treino e isso mudará toda estrutura, deixando seu treino "inadequado à sua performance".
 
O treinador tem o papel de fazer cálculos para mensurar quanto você precisa de intervalo. Existe um porque de quanto tempo será o intervalo entre cada tiro. Se você quer melhorar a performance seja criterioso no intervalo. Agora, se a meta é só completar a prova, aí é outra história.
 
Grande abraço e até o próximo tema aqui no VaiCorrendo.com!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Rodrigo Carvalho é especialista em treinamento esportivo de bases científicas pós-graduado pela USP de Ribeirão Preto, personal trainer e ex-atleta de elite
 
 

(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)