Hidratação! Pense nisso!
30/11/2016 08:31
► Modo de preparo:
Nutricionista Renato Barbim*
O calor de quase 40 graus já pode ser sentido e, quando você menos percebe, pode sofrer uma desidratação em treinos. A recomendação para ingestão de água diária é de no mínimo 2 a 3 litros. Acha muito? Isso é o que o seu corpo precisa para que tudo funcione regularmente. Perdemos diariamente cerca de 2 a 3 litros somente pela transpiração e urina, por isso devemos repor constantemente nossa água corporal. Mas o que fazer quando o calor não passa e já bebemos água demais?
A grande opção são os sucos naturais, muito refrescantes que hidratam, nutrem e nos dão força para encarar um dia ensolarado. Muito se fala sobre sucos detox, sucos anti-celulite, sucos emagrecedores, que protegem a pele e por aí vai.
Mas quais são os sucos que realmente fazem bem à saúde?
Não é necessário inventar moda. Sucos de mamão, laranja e cenoura são ricos em vitaminas e minerais e podem ajudar a pegar um bronzeado. A cenoura, por exemplo, contém beta-caroteno, um composto que é favorável na obtenção do bronzeamento da pele. Quando transformado em vitamina A em nosso organismo, auxilia na formação de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioleta e conferir o bronzeamento. O suco é fácil e rápido de fazer, além de ser uma forma para manter-se saudável diante dos esforços da atividade física.
E não para por aí. Você já pensou em fabricar seu próprio picolé? Isso mesmo, utilizando sucos de frutas é possível criar sorvetes de diversas cores e sabores para aproveitar o calor sem sair da dieta. Aqui vai uma receitinha do Picolé Verde, a cor assusta, mas o sabor e a qualidade nutricional são comprovados:
► Ingredientes:
★ 2 rodelas de abacaxi
★ 2 folhas de couve manteiga
★ 6 folhinhas de hortelã
★ 500 ml de água de coco
★ Adoçante Stévia à gosto
Bata no liquidificador a couve, o abacaxi e a hortelã com água de coco. Não coe para não perder as fibras do suco. Adoce a gosto. Coloque em forminhas de picolé e leve ao congelador.
Com pouco esforço é possível ser saudável evitando possíveis desidratações em treinos! Um grande abraço e até a próxima coluna aqui no site do corredor de rua!
*Colunista do VaiCorrendo.com, Renato Barbim é graduado em Nutrição e Metabolismo pela USP de Ribeirão Preto e especialista em Fisiologia do Exercício pela UFSCAR de São Carlos. Atua em consultório particular assessorando atletas amadores e de alto nível que buscam alimentação saudável. É Consultor da empresa New Nutrition Suplementos. CRN-3 38322 / Contato: (16) 3625-8325
(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)