NOTA OFICIAL | Posicionamento do VaiCorrendo.com sobre a volta das corridas

12/07/2021 06:14
 
Por um longo período tivemos a sensação de que a nossa corrida era exclusivamente pela sobrevivência. Sem nenhum outro sentido. As cortinas se fecharam, vidas se foram. Estamos ausentes dos eventos de corrida desde março de 2020. E com toda razão! Apoiamos a suspensão das atividades quando necessário foi. Ampliamos o trabalho de conscientização, pois após 8 anos comunicando sobre a modalidade de segunda a segunda, conquistando credibilidade e respeito, sabemos o quão importante somos na formação de opinião sobre o que chamamos por aqui de "mundo mágico das corridas".
 
Seguimos motivando, criando ações que despertassem a alegria nos praticantes de corrida. Em 16 meses foram três corridas virtuais impactanto quase 500 inscritos. A última delas, reforçando a importância da vacinação: Vida, Vacina e VaiCorrendo. Eis que as cortinas dessa magia parecem querer se abrir novamente. Claro, com tantas perdas, inclusive familiares de nossa parte, não com a mesma felicidade. A vacinação já está em processo avançado na população brasileira e este nosso posicionamento estava tomado mesmo antes de o Governo do Estado de São Paulo anunciar um evento-teste de corrida de rua com percurso de 10 km para o mês de agosto, na Capital Paulista.
 
Ressaltamos que nosso posicionamento não é vinculado às questões políticas e que o direcionamento é único e exclusivo para o que amamos: corrida de rua. Hoje somos favoráveis aos retornos dos eventos de corrida! Para tal, salientamos que nossa defesa também é pela ampla sequência dos protocolos de saúde no combate ao Covid-19.
 
Um evento de corrida é um produto. Quem o vende através do seu honrado e honesto trabalho gera centenas de empregos, diretos e indiretos, e contribui para que o mercado se mantenha aquecido. Quem o compra, investe em si mesmo, na saúde física e mental. Por isso a corrida vem crescendo há duas décadas no País. É um excelente investimento para a vida.
 
Dezesseis meses depois, com a vacinação em estágio avançado, esses trabalhadores merecem ter seus sustentos novamente - desde o fabricante de camisa até o locatário de gradis, locutor, cronometrista, fotógrafo, sttaf, entre outros. E esses consumidores, nós, praticantes, merecemos retomar nossos sorrisos naquele ambiente transformador. Não é apenas uma questão de lazer. Por trás disso tudo existem centenas de pessoas dependendo dessa economia, tanto quanto o dono do restaurante, da sala de cinema e demais segmentos que já retomaram suas ações com as devidas seguranças.
 
A data para este retorno das corridas não temos capacidade técnica para opinar e não seria ético registrar tal defesa de calendário por aqui. Mas, sim, acreditamos que chegou a hora de correr. E precisamos fomentar essa ideia. Nesse fortalecimento, inclusive, reativaremos nosso trabalho de mídia dos eventos custeando 20% do valor aos organizadores que queiram usar as plataformas do VaiCorrendo. Uma maneira de ajudar.
 
Com todo o apreço, e agradecendo sua atenção, pedimos aos empresários que retomem os patrocínios aos eventos de corrida, que continuem apoiando os corajosos e batalhadores organizadores e investindo. Juntos, vamos aquecer novamente este mercado. E com segurança, aquecer nossa corrida. Chegou a hora.
 
Por sua atenção, muito obrigado.
 
VaiCorrendo.com
Rafael Gonçalves
Tiago Tibério