O frio ajuda a melhorar a performance? #24

24/05/2019 07:24
Por Bruno Andrade*
 
Olá, amigos corredores que nos seguem aqui pelo VaiCorrendo.com! O assunto agora é a temperatura. Será que existe uma temperatura ideal para correr? Temperaturas mais baixas realmente ajudam a melhorar a performance?
 
Pois bem... Fato é que o frio, na maior parte das vezes, é visto como um inimigo de quem pratica atividade física, já que nestes dias temos uma sensação de que a cama é o melhor (e mais quente) lugar. Até nossa alimentação acaba sofrendo alterações, pois a vontade por alimentos quentes e com quantidade maior de gordura aumenta.
 
Essa combinação não é boa, mas é uma resposta fisiológica do nosso organismo. Em contra partida, em dias mais frios, o nosso organismo gasta mais calorias para a manutenção da temperatura corporal. Os músculos são os responsáveis pela liberação de calor, através da contração involuntária. Este efeito faz com que o metabolismo basal aumente seu gasto calórico, um efeito importante para o emagrecimento.
 
Um estudo realizado por um grupo de cientistas franceses acompanhou os resultados de mais de 1,8 milhões de concluintes das Maratonas de Paris, Londres, Berlim, Nova York, Boston e Chicago durante 10 anos (2001 a 2010). Este estudo apontou que a temperatura ideal para correr seria algo próximo dos 6ºC para homens e 9ºC para as mulheres.
 
Dois fatos são importantes para essa diferença de temperatura entre os sexos: o primeiro é a quantidade de massa muscular, geralmente menor na mulher, o que diminui a capacidade de gerar calor; a segunda é que as mulheres correm mais devagar, logo a musculatura desprende menos energia e aumenta menos a temperatura corporal.
 
Para nós, que vivemos em um país tropical, há uma diferença entre o estudo anterior apresentado. Nos estudos específicos com a população brasileira os resultados foram mais específicos e delimitam bem a temperatura ideal para corrermos:
 
• Entre 20ºC e 24ºC ocorre neutralidade térmica, significa que a temperatura não causa prejuízos nem benefícios.
• Entre 10ºC e 15ºC colabora com a manutenção da temperatura corporal, retardando a fadiga e diminui o estresse metabólico promovendo o aumento do rendimento.
• Temperatura menor que 10ºC resfria as vias aéreas fazendo com que o ar chegue fora da temperatura ideal nos pulmões, causando um aumento ainda maior do metabolismo e diminuindo a performance.
 
Quando o frio incomoda durante a atividade física compromete a qualidade do exercício e ainda pode ocasionar lesões. Em temperaturas baixas os músculos perdem flexibilidade, isso faz com que o corpo tenha que exercer um esforço maior para realizar os movimentos. Faz-se então necessário o uso de roupas especiais para está condição.
 
Com essas informações agora vai ficar fácil planejar os treinos para não furar a planilha. Abraços... Até a próxima aqui na Coluna Corre Comigo, no VaiCorrendo.com!
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Bruno Andrade é Profissional de Educação Física (Cref 082452-G/SP), personal trainer, especialista em Fisiologia do Exercício, Treinamento Esportivo e Emagrecimento pela UFSCar, e proprietário da Corre Comigo Assessoria Esportiva.
 
(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)
 
 

Enquete

Você gosta de correr no frio?

Sim (4)
100%

Não (0)
0%

Tanto faz (0)
0%

Total de votos: 4