O segredo do sucesso nos 21 km! #6

22/08/2018 16:03
Por Bruno Andrade*
 
Fala galera que curte o VaiCorrendo.com e segue a minha coluna! O assunto hoje é a meia maratona! De fato essa prova caiu no gosto dos corredores; nos EUA os meio-maratonistas já são a maioria e, no Brasil, estamos tomando o mesmo rumo.
 
Por ser uma prova longa, mas nem tão sofrida e desgastante como a maratona, os 21,095 km têm ganhado adeptos exponencialmente. Então separamos algumas dicas simples, mas que vão fazer uma diferença enorme na sua prova. Enumerei de 1 a 5.
 
1. Não se desespere na última semana, agora não é hora de, literalmente, correr atrás do treino perdido, nem tentar baixar o peso ou experimentar dietas milagrosas; a esta altura, quem treinou, treinou. Treinos leves e moderados são os melhores para manter o preparo físico.
 
2. Hidrate-se antes! Uma boa estratégia de hidratação não se resume ao tanto de água que se deve beber durante a prova, mantenha-se hidratado sempre. No trajeto beba cerca de 150 ml a 200 ml a cada meia hora. É o suficiente. E o isotônico não pode ser ignorado, ele repõe os minerais como o sódio e o potássio, que são essenciais para evitar as terríveis cãibras.
 
3. Acerte no ritmo! Acredite na sua preparação e corra no ritmo treinado, no momento da largada pode haver uma certa euforia e você deve ficar atento pra não correr demais nos quilômetros iniciais, isso pode dificultar bastante o andamento da sua prova.
 
4. Nas provas com desníveis, após enfrentar aquela subida, primeiro recupere o fôlego e depois o ritmo. Neste momento a passada tende a diminuir, recupere-a de acordo com a diminuição da fadiga. A percepção de esforço é muito importante nesta hora, se for no início da prova o ideal é que você corra com a mesma percepção do esforço que você tem na reta. Se acaso for mais ao final da prova e ainda se sente bem, tente ousar um pouco mais e tente fazer o pace próximo ao que utiliza nas subidas de provas curtas.
 
5. Curta a prova! Mesmo que esteja tentando um RP (o famoso Recorde Pessoal), ou até mesmo brigando por uma colocação nas categorias, e se você não faz parte da elite ou ganha dinheiro com a corrida de rua, lembre-se: corra por prazer! A maior parte de nós faz isso pela saúde, por diversão e sem compromissos. Isto sem dúvida, vai fazer toda a diferença!
 
Espero ter ajudado, pessoal. E uma excelente meia maratona para você! Abraços até a próxima coluna!
 
 
*Colunista do VaiCorrendo.com, Bruno Andrade é Profissional de Educação Física (Cref 082452-G/SP), personal trainer, especialista em Fisiologia do Exercício, Treinamento Esportivo e Emagrecimento pela UFSCar, e proprietário da Corre Comigo Assessoria Esportiva.
 
(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)