Por que o fortalecimento do quadril é importante para quem pratica a corrida?

13/03/2018 08:38
Da reportagem/Informe publicitário
 
Tão importante quanto os fundamentos corretos e exercícios educativos para a prática da corrida, também são fundamentais os exercícios de fortalecimento muscular. É preciso entender que para esta prática esportiva se faz necessário uma preparação adequada, principalmente no caso dos principiantes.
 
Apresentar fraqueza dos músculos abdutores, extensores e rotadores laterais do quadril, que são chamados de complexo posterolateral do quadril (CPL), pode levar a uma excessiva queda da pelve além de uma adução e rotação interna do joelho (levar os joelhos um de encontro ao outro) sobrecarregando estruturas do quadril, joelho, tornozelo, pés e até mesmo da coluna lombar.
 
Vários estudos já mostraram a importância de um programa de fortalecimento que envolva os músculos do complexo posterolateral do quadril como forma de prevenção ou tratamento para as disfunções de joelho, quadril, tornozelo e coluna lombar na corrida. Este método de tratamento justifica-se, pois, durante o exercício, especificamente na fase do apoio em uma das pernas, a musculatura do quadril é responsável por evitar a adução e a rotação interna do joelho, evitando o que conhecemos como valgo dinâmico do joelho e melhorando assim o alinhamento biomecânico dessas articulações.
 
O grande diferencial é saber identificar as fraquezas musculares e os padrões de movimento inadequados. Para isso, uma avaliação clínica detalhada seguida de uma avaliação cinemática bidimensional nos mostram os músculos a serem fortalecidos e os padrões de movimento a serem corrigidos para prevenir ou tratar lesões. Portanto não há um protocolo padrão para todos os casos e o fortalecimento do CPL vai depender das necessidades e também limitações de cada pessoa, adaptando-se a esses fatores. Procure um fisioterapeuta especializado e mantenha-se saudável sempre.
 
Ana Cristina Corrêa Cervi 
Crefito 209471-F
Fisioterapeuta do Instituto Trata Joelho e Quadril - Ribeirão Preto
 
Ramon de Oliveira Scatolin
Fisioterapeuta – Crefito 214759-F
Fisioterapeuta do Instituto Trata Joelho e Quadril - Ribeirão Preto
 
© Permitida a reprodução em outras mídias.