Protocolo da FPA para volta das provas exige máscaras, distanciamento e largadas em ondas

25/08/2020 10:13
Foto: Fabrício Zerves/VaiCorrendo.comRafael Gonçalves/VaiCorrendo.com
 
Separados por seis grupos, que vão desde comunicação até uso contínuo de máscara, a Federação Paulista de Atletismo (FPA) divulgou nesta semana um protocolo com as recomendações médicas para que as corridas de rua voltem a ser realizadas o quanto antes no Estado de São Paulo. A tentativa da FPA é buscar meios para que os eventos retornem ainda em 2020, mantendo todos os cuidados em relação à pandemia causada pelo Coronavírus.
 
O protocolo exige proteção aos praticantes e demais envolvidos nos ambientes das corridas de rua nos campos de "Comunicação e Informação", "Higienização e Descontaminação", "Medidas de Proteção Individual", "Medidas de Proteção Coletiva", Adequação dos Locais e formas de Prática para Competição" e Área Médica e atendimento do Pré-Hospitalar de Urgência e Emergência".
 
Entre as axigências estão disponibilizar sabão líquido, água e sabão, ou álcool em gel 70% nas áreas externas e nos banheiros químicos e permanentes com folhas não contínuas; excluir os tradicionais guarda-volumes ou outros locais que possam gerar aglomeração, como Espaço Kids, e disponibilizar máscaras.
 
Segundo o protocolo, todos os participantes da corrida e demais envolvidos devem usar máscara durante todo o período
do evento e manter um distanciamento mínimo obrigatório de 2 metros. Seria criado também alguns espaços chamados de "Aid Stations", próximos aos pontos de hidratação, para troca de máscaras úmidas durante e depois da corrida - isso vale também para os atletas de elite.
 
As largadas das provas, de acordo com o protocolo da FPA, seriam em formato de "ondas", com os demais pelotões devendo largar em blocos determinados previamente pela organização.
 
 
O documento é assinado por Joel Lucas Vieira de Oliveira, presidente da Federação Paulista de Atletismo; e pelo Dr. Marcelo Bichels Leitão, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE). Contou ainda com a elaboração da Dra. Ana Paula Rennó Sierra, Sr. Boanerges Dias da Costa, Dr. Fernando Carmelo Torres, Dr. Gerson de Andrade Souza, Dr. Gustavo Starling Torres, Prof. Joel Lucas Vieira de Oliveira, Dr. Lourenço Sampaio de Mara, e Dr. Mauro Moreira.
 
 
Foto: Fabrício Zerves/VaiCorrendo.com
©Proibida a reprodução em outras mídias.