Recordista mundial de maratona, queniana Brigid Kosgei é confirmada na 95ª São Silvestre

21/12/2019 15:02

Da reportagem/VaiCorrendo.com
 
A principal corrida de rua da América Latina, a Corrida de São Silvestre, confirmou seus primeiros destaques internacionais. Como tem sido tradição, o evento tem atraído corredores bastante expressivos, com resultados positivos, fato que têm colaborado para elevar ainda mais o nível técnico da prova. A 95ª edição promete muita emoção, com possibilidades de ser uma das mais fortes dos últimos anos.
 
Entre as primeiras confirmações está a queniana Brigid Kosgei (foto), recordista mundial de maratona. Brigid, de 24 anos, tem qualificação Platinum (platina) na World Athletics. Ela venceu neste ano a Maratona de Chicago, nos Estados Unidos, com o tempo de 2h14min04s, estabelecendo a melhor marca para a distância. Também foi a primeira em 2019 na Bahrain Night Half Marathon Manama, com 1h05min28s. Será uma das favoritas ao título da São Silvestre.
 
Outro atleta confirmado é o queniano Paul Kipchumba Lonyangata, campeão da Maratona de Paris 2017. Serão cerca de 150 atletas da Elite deste ano, das categorias Platinum, Gold, Silver e Bronze, além de vários destaques do circuito.
 
Lonyangata, 27 anos, está qualificado como Golden (ouro), venceu a Maratona de Paris, na França, em 2h06min10s, e foi terceiro colocado neste ano da Meia Maratona de Buenos Aires, na Argentina, com 59min29s. No currículo ainda tem o bicampeonato da Maratona de Shangai, na China.
 
 
Bronze Label
Com mais de nove décadas de história e importância na consolidação da provas de rua na América Latina, a Corrida Internacional de São Silvestre alcançou ainda mais destaque no cenário mundial. A partir da 95ª edição ela passa também a ser da categoria Road Race Bronze Label da Wolrd Athletics (IAAF), entrando para o rol das principais corridas do mundo. Isso significa possuir critérios técnicos de qualificação que garantirão a presença de alguns dos melhores corredores do mundo na atualidade.
 
A Corrida de São Silvestre, assim, junta-se à Maratona de São Paulo (desde 2019) e à Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro (a partir de 2020), como únicas provas do país a possuir esse Bronze Label. Todos com qualidades e excelência reconhecidas.
 
 
Foto: Skysports/MBraga Comunicação
©Permitida a reprodução em outras mídias.