Emergência climática força o cancelamento da Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto

25/08/2024

A Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto, que aconteceria na manhã deste domingo (25), está oficialmente cancelada atendendo às determinações dos órgãos públicos em razão das ondas de incêndio que 'engoliram' Ribeirão Preto de fumaça. A prova não será realizada em 2024.

Com a qualidade do ar completamente afetada nos últimos dias, falta de chuvas, baixa umidade, e temperaturas elevadas, o prefeito Duarte Nogueira convocou uma coletiva neste sábado (24) e emitiu um Decreto (188, de 24 de agosto de 2024) suspendendo todas as atividades esportivas programadas para o fim de semana, entre eles, também, os jogos de futebol.

O decreto assinado pelo prefeito Duarte Nogueira, pelo Secretário de Governo Antônio Abboud, e pelo Secretário da Casa Civil Renê Artur Scatena, diz que "fica suspensa a realização de atividades ao ar livre, independente de caráter artístico ou esportivo, nas datas de 24 e 25 de agosto de 2024. (...) Especialmente os campeonatos de futebol profissional e maratonas".

Em nota, a organização da MMIRP ressalta que "a segurança dos atletas é a prioridade para nós organizadores, e, em conformidade com o Regulamento que estabelece que 'a Comissão Organizadora, primando pela segurança dos atletas, poderá determinar a suspensão da corrida iniciada ou não, por questões de segurança pública, vandalismo e/ou motivos de força maior', a organização do evento acatou a determinação da Prefeitura e cancelou a realização da Meia Maratona 2024."
"Lamentamos profundamente o transtorno e agradecemos a compreensão de todos diante dessa situação excepcional. A decisão visa garantir a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos", completa a nota.

A Meia Maratona segue com a sua agenda de entrega de kit até às 20h deste sábado (24), na Praça de Eventos B, do RibeirãoShopping. Desde a última quinta-feira, dia 22, há uma série de incêndios no interior paulista que tem causado transtornos em várias cidades.

Foto: Alfredo Risk/Tribuna Ribeirão


✍️ Rafael Gonçalves/VaiCorrendo.com
(Mtb 44.929)